Muitas empresas não "quebrariam" se pudessem através de um projeto calcular os riscos.
Isso mesmo, calcular os riscos. Não existe empreendimento sem risco. Todos os negócios estão fadados a não dar certo por uma série de situações ou imprevistos.
Não basta entender muito bem sobre manutenção de computadores e querer investir em uma empresa de informática. Certamente a sua empresa será mais uma de muitas que entrarão para o óbito empresarial em menos de um ano. É necessário realizar um projeto e montar um Plano de Negócio onde ali você poderá inserir todas as informações que buscar sobre o ramo em questão. O PN poderá ajudá-lo a calcular riscos, estudar concorrentes, realizar uma pesquisa de mercado, as análises e projeções financeiras, entre outras coisas muito importantes.
Para saber onde começar basta acessar o site do SEBRAE e procurar informações sobre PN. Existe ainda um bom software que ajudar a projetar todo o negócio. O programa se chama SPPLAN e pode ser baixado no link a seguir:
http://www.sebraesp.com.br/novo/spplan/download.asp?site_origem=sebrae
Agora não se culpe se você nunca ouviu falar em Plano de Negócios. Não culpe seus pais ou professores. O grande culpado é o Sistema de Ensino básico brasileiro. Enquanto o Empreendedorismo é matéria obrigatória nos países da Europa e nos EUA, aqui no Brasil está longe do curriculo escolar. Em países de primeiro mundo os jovens são preparados para serem empresários e donos de seus negócios, enquanto no Brasil nossos jovens tem formação para serem empregados.
O melhor caminho para mudar isso é a informação. Apresente o PN para as pessoas que você conhece. Projete uma empresa, veja se ela poderia dar retorno e em quanto tempo. Tire as idéias do armário e as coloque em prática. Quem sabe você passe de empregado a empregador.
Pense nisso!
domingo, 6 de abril de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)