domingo, 6 de abril de 2008

Um Plano de Negócio

Muitas empresas não "quebrariam" se pudessem através de um projeto calcular os riscos.
Isso mesmo, calcular os riscos. Não existe empreendimento sem risco. Todos os negócios estão fadados a não dar certo por uma série de situações ou imprevistos.
Não basta entender muito bem sobre manutenção de computadores e querer investir em uma empresa de informática. Certamente a sua empresa será mais uma de muitas que entrarão para o óbito empresarial em menos de um ano. É necessário realizar um projeto e montar um Plano de Negócio onde ali você poderá inserir todas as informações que buscar sobre o ramo em questão. O PN poderá ajudá-lo a calcular riscos, estudar concorrentes, realizar uma pesquisa de mercado, as análises e projeções financeiras, entre outras coisas muito importantes.
Para saber onde começar basta acessar o site do SEBRAE e procurar informações sobre PN. Existe ainda um bom software que ajudar a projetar todo o negócio. O programa se chama SPPLAN e pode ser baixado no link a seguir:
http://www.sebraesp.com.br/novo/spplan/download.asp?site_origem=sebrae
Agora não se culpe se você nunca ouviu falar em Plano de Negócios. Não culpe seus pais ou professores. O grande culpado é o Sistema de Ensino básico brasileiro. Enquanto o Empreendedorismo é matéria obrigatória nos países da Europa e nos EUA, aqui no Brasil está longe do curriculo escolar. Em países de primeiro mundo os jovens são preparados para serem empresários e donos de seus negócios, enquanto no Brasil nossos jovens tem formação para serem empregados.
O melhor caminho para mudar isso é a informação. Apresente o PN para as pessoas que você conhece. Projete uma empresa, veja se ela poderia dar retorno e em quanto tempo. Tire as idéias do armário e as coloque em prática. Quem sabe você passe de empregado a empregador.
Pense nisso!

Nenhum comentário: